Notícias

A conferência performativa “RAIA-ARK” vai a Atenas

Nos dias 23 e 24 de setembro a Ana Vitorino e a Inês de Carvalho levam a criação RAIA-ARK até Atenas.

Nos dias 23 e 24 de setembro a Ana Vitorino e a Inês de Carvalho levam a criação "RAIA-ARK" até Atenas. A colaboração entre as artistas vai apresentar-se em dois momentos, no 1927 Art Space, seguidas de uma conversa com o público.

O "RAIA-ARK" estabelece-se segundo o contexto do local de acolhimento e na Grécia cada apresentação terá a duração de 45 minutos e será em língua inglesa, com legenda em grego.

O espaço de acolhimento em Atenas -  1927 Art Space - acolhe residências, exposições, debates, concertos e performances. O lugar apresenta-se como um espaço de criação e de programação artística da organização internacional – Between the Seas – Mediterranen Performing Arts – que se divide entre Nova Iorque, Atenas e Monmvasia. O principal objetivo desta organização internacional é a promoção das artes performativas contemporâneas e tem a zona do Mediterrâneo como seu foco.

O primeiro contacto do Visões Úteis com o 1927 Art Space deu-se em Fevereiro de 2020, com duas apresentações do espetáculo “trans/missão” em versão inglesa, e um workshop baseado nos temas da criação. Em 2021 o Visões Úteis desenvolveu uma versão portuguesa da iniciativa “Um Artista da Fome”, uma peça para chamada de voz, a partir do conto homónimo de Franz Kafka, no âmbito do desenvolvimento de ações low-tech de ligações com os públicos e iniciativas de solidariedade, promovidas pelo Between the Seas e pelo 1927 Art Space.

A performance "RAIA-ARK" estreou em 2021 no Porto e em 2022 foi apresentada na Islândia, em inglês.

conceção, texto e interpretação Ana Vitorino e Inês de Carvalho coordenação de produção Alice Prata produção Visões Úteis