Criações

ZHA! LARAY

Diz um provérbio cigano que “a mais bela fogueira começa com pequenos ramos”.

De ramo em ramo, família em família, pessoa em pessoa, acende-se a chama do encontro. A música, a dança e o canto - formas naturais de celebração, expressão e comunicação das comunidades ciganas - enchem casas, ruas e bairros de interpretações artísticas de grande beleza. Cresce ZHA! no culminar de um longo processo de proximidade, cumplicidade, escuta, criação e superação. Criadores ciganos e não-ciganos, juntos, lançam um olhar novo sobre um rico legado cultural e patrimonial. Para fazer soar mais alto e mais longe a voz cigana, para fazer ecoar o direito, no avesso e nas costuras da cidade e da sociedade. Que ZHA! seja fogueira que arde e se vê, de perto e de longe, de fora e dentro.

Através de uma abordagem de intervenção consciencializadora, de empoderamento e capacitação, com recurso a atividades criativas, formativas e de produção artística, e por meio da implementação de processos e metodologias participativas, o projeto ZHA! atua na freguesia de Campanhã, numa lógica de mudança da realidade social, no sentido de possibilitar experiências e vivências diferenciadoras que possam influenciar, de forma positiva, capacidades, projeções e percursos de vida, e que possam abrir oportunidades para a construção do compromisso com um futuro possível no meio artístico profissional. ZHA! pretende intervir na exclusão social desta minoria étnica pela valorização, preservação e disseminação das suas práticas culturais e materializando a criação artística e cultural da comunidade em produtos passíveis de difusão.

ZHA! LARAY, o espetáculo, surge como o culminar deste projeto artístico participativo, de base comunitária e de longo prazo (2022-2024), apoiado pelas fundações Calouste Gulbenkian e “la Caixa” através do programa Partis & Art for Change e apoiado ainda, localmente, por uma fundamental rede de entidades sociais parceiras que atuam no território. Apresenta-se como um dos resultados de uma intervenção regular junto das comunidades ciganas residentes nos bairros de Contumil, Cerco, Lagarteiro e zonas envolventes. Depois de um conjunto de oficinas de sensibilização (2022), de formação e de criação, de gravação e edição de um CD e de 3 videoclipes (2023), o espetáculo ZHA! reúne uma equipa multidisciplinar de criadores, técnicos e intérpretes ciganos e não-ciganos, profissionais e aspirantes. No segundo semestre de 2024 realiza-se ainda um encontro final, o lançamento de um documentário e um ensaio sobre investigação-ação.

ZHA! LARAY apresenta-se nos dias 6 e 7 de junho no Grande Auditório do Teatro Municipal do Porto - Rivoli.

 

Espetáculo ZHA! LARAY direção artística Inês de Carvalho coordenação social André Sousa direção musical Fernanda de Córdoba e José El Pájaro Ausina direção de movimento Marta Coutinho flamenco Francisca Durão cenografia e figurinos Inês de Carvalho vídeo Vasco Mendes desenho de luz Cárin Geada interpretação Fernanda de Córdoba, Francisca Durão, José El Pájaro Ausina, Marta Coutinho, e artistas participantes da comunidade (a definir) aconselhamento artístico Margarida Mestre direção técnica Pedro Correia registo vídeo Vasco Mendes design Sara Allen mediação André Sousa produção executiva Pedro Monteiro assessoria de imprensa Vanessa Ribeiro Rodrigues coordenação de produção Cláudia Alfaiate contabilidade Helena Madeira

ZHA! / um projeto PARTIS & Art for Change direção artística Inês de Carvalho coordenação da área social André Sousa gestão de projeto Alice Prata e Cláudia Alfaiate assistência de produção e gestão administrativa Helena Madeira parcerias União Romani Portuguesa, Agrupamentos de Escolas do Cerco do Porto e António Nobre, ARRIMO e projeto Sinergia@s-E9G, Equipa de Rua Oriental da Norte Vida, Alto Comissariado para as Migrações, Fundação Salesianos, Junta de Freguesia de Campanhã, ÁGORA, REDES CLDS 4G, APPC e ARDA Recorders.