Criações
Velocidade de Escape
design: Teatro Nacional São João
"É uma armadilha. Digam-me que percebem que é uma armadilha, que percebem a minha responsabilidade, que não posso deixar isto para quem vier depois de mim!"
“Velocidade de Escape”, que toma para título a expressão que designa a velocidade mínima que um objeto sem propulsão precisa para se libertar de um campo gravitacional, é o segundo momento de uma reflexão do Visões Úteis sobre o modo como lidamos com o lastro do nosso passado e desenhamos o futuro em que nos queremos projetar, reflexão iniciada na criação “Teoria 5S”(novembro, 2017).
Estamos agora nesse futuro projetado, um espaço e tempo “ideal”, mais económico e leve, limpo do desperdício da existência humana - com as suas complexas memórias e emoções, a sua expressividade exagerada. Entramos na casa de um homem de meia-idade (Pedro Carreira) que aparentemente conseguiu libertar-se do seu lastro material e emocional, cortar os laços com o passado e assim conquistar a absoluta serenidade.
Para “passar um tempo agradável”, ele recebe dois convidados mais jovens (Mafalda Banquart e Tiago Araújo), que não conhece mas que foram selecionados por um qualquer algoritmo capaz de sugerir a companhia ideal para cada ocasião. O encontro põe à prova as reais capacidades do anfitrião para pertencer ao “maravilhoso novo mundo” leve, conciso, flexível, em que os jovens convidados parecem viver tão confortavelmente… mas revela também que, afinal, o convite escondia um objetivo sinuoso: resolver o último e embaraçante obstáculo à total libertação deste homem.
Duração aproximada: 1hClassificação etária: M/14
Direção e Texto - Ana Vitorino, Carlos Costa, João MartinsCenografia - Inês de CarvalhoSonoplastia - João MartinsDesenho de Luz - Pedro CorreiaVídeo - Nuno BarbosaInterpretaçãoe Cocriação- Mafalda Banquart, Pedro Carreira, Tiago AraújoCoordenação de Produção - Teresa CamarinhaCoordenação de Montagem - Zé Diogo CunhaCoprodução - Visões Úteis, Teatro Nacional São João
PRÓXIMA APRESENTAÇÃO / 2020:3 de abril - Teatro de Vila Real
Estatísticas"Velocidade de Escape" estreou a16 de março de 2018 noTeatro Carlos Alberto (Porto), com apresentações ainda nos dias 17 e 18, numa coprodução com oTeatro Nacional S. João. Em maio o espetáculo apresentou-se emPonte de Lima (Teatro Diogo Bernardes) emconjunto com "Teoria 5S".
Continua disponível para itinerância.