Criações

unraveling

unraveling”, a criação original do Visões Úteis para o segundo semestre de 2023, marca o reencontro com Mafalda Banquart que, seis anos depois de integrar o elenco da peça “Velocidade de Escape”, se junta agora a Ana Vitorino e Carlos Costa já não só enquanto intérprete, mas também como coautora.

Um encontro que dá novo passo num trajeto caracterizado pela partilha de autorias e o desejo de confronto entre diversas disciplinas, metodologias, gerações e abordagens – de que são exemplos as nossas mais recentes criações “TANG PING, um western moderno sobre não ser ninguém” (com Gemma Rodríguez) e “O Grande Museu da Consciência de Elon Musk” (com Jorge Palinhos e Miguel Mira).

“unraveling” é um espetáculo que se explora como um livro, como uma catedral que se desmonta para amplificar o lamento da primeira pedra que a ergueu.

Manipulando e desenrolando simultaneamente materiais e conceitos, exploramos a nossa relação com o tempo e a eterna metamorfose da(s) vida(s), a sustentabilidade no seu amplo sentido (político, social, ambiental, cultural), e a própria criação e produção artística de que somos agentes e produtos.

Ao abrir, desdobrar e desvelar procuramos olhar para dentro, por trás e por baixo das dobras que ocultam mecanismos de poder, detendo-nos sobre os efeitos dos seus vincos e equacionando outros modos possíveis de dobrar.

uma criação de Ana Vitorino, Carlos Costa, Mafalda Banquart cenografia, figurinos e adereços Maria Manada design gráfico Sara Allen vídeo e animação Alexandra Allen e Sara Allen banda sonora original e sonoplastia Vasco Zentzua desenho de luz Pedro Correia assessoria artística e de comunicação Carlota Castro coordenação de produção Alice Prata contabilidade Helena Madeira produção Visões Úteis (2023) em coprodução com Teatro Municipal do Porto e Teatro Académico de Gil Vicente