Notícias

Cidades de Bronze e Unraveling | Lançadas as versões em livro

foto peças

Algo assombrou as ruas da cidade. Fantasmas, talvez, mas feitos de pedra. Escondidos em recantos de praças, no meio de ruas e avenidas, há rostos em bronze que nos observam e nos interpelam. Falamos das Cidades de Bronze, naturalmente.

Estas Cidades de Bronze começaram por ser um espetáculo que aterrou, na primavera de 2023, numa praça do centro do Porto, pretendendo fomentar o pensamento crítico sobre as estátuas, nos seus aspetos culturais, históricos, simbólicos e estéticos, mas também sobre a relação afetiva e cognitiva que os espectadores estabeleciam com elas. Uma primavera depois, é lançada a versão em livro, pela Companhia das Ilhas.

 

E como quem lança um livro, lança dois, dia 18 de maio, estivemos no café Rivoli, para a publicação em formato de livro de "unraveling", uma peça de Ana Vitorino, Carlos Costa e Mafalda Banquart, com ilustrações de Sara Allen.

E se a sinopse do espetáculo - estreado em novembro de 2023 - anunciava que aquele se explorava como um livro, talvez a sinopse do lançamento do livro devesse prometer que este se explora como um espetáculo, ou pelo menos que prolonga o desenrolar de linhas narrativas, conceitos e fluxos de consciência, numa deambulação entre materialidade e abstração, entre o tocar o pensar.

 

Para compra – enviar pedidos para: companhiadasilhas.lda@gmail.com