ARBO - Programa para uma Escola Intercultural

ARBO - Programa para uma Escola Intercultural

ARBO 2025

ARBO significa "árvore" em esperanto, é uma utopia e um símbolo de resiliência. Crescem as raízes em profundidade no local onde está. E crescem os ramos sob o signo do horizonte em expansão. Um horizonte que acolhe e cuida, com esperança e em movimento, para uma convivência mais justa e digna. ARBO é um lugar em crescimento para pessoas de todas as culturas.

ARBO programa para uma escola intercultural é uma Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES), promovida pelo Visões Úteis (25-27), financiada através das Parcerias do Portugal Inovação Social (PIS), com o cofinanciamento do Portugal 2030 e o apoio dos investidores sociais BPI/Fundação “la Caixa” e Juntas de Freguesia de Bonfim e Campanhã.

O programa constitui uma resposta inovadora à desinserção social, educativa e cultural de crianças e jovens migrantes e de minorias étnicas, promovendo a inclusão através da integração do património cultural das comunidades locais no currículo escolar e da articulação entre educação formal, não formal e informal. Centrado na intervenção com comunidades das freguesias do Bonfim, Campanhã e Paranhos, no Município do Porto, ARBO visa redefinir os processos educativos enquanto espaços abertos, participativos e interculturais, aproximando a escola das comunidades e dos seus contextos naturais de vida, através da educação pela arte e da educação social.

A IIES ARBO desenvolve-se entre julho de 2025 e dezembro de 2027, atuando, de modo abrangente e integrado, com crianças, famílias e escolas, implementando um programa dedicado que cruza e liga três eixos centrais - o social, o educativo e o cultural, no sentido de reforçar a escola como espaço significativo, relacional e de pertença para todas as crianças, e consolidar os laços entre escola, família e comunidade. Para isso, constituiu uma equipa multidisciplinar que inclui uma educadora social especializada em processos educativos informais e educação de rua, educadores pela arte, e outros profissionais com experiência em práticas participativas e trabalho com públicos diversos, garantindo assim uma abordagem metodológica plural e interdisciplinar.

O programa contempla uma diversidade de atividades, incluindo: 1) sessões semanais de práticas artísticas e educativas interculturais (em tempo letivo); 2) acompanhamento educativo e social (sessões individuais e grupais); 3) eventos interculturais trimestrais de partilha, abertos a toda a comunidade educativa; 4) visitas culturais; 5) ateliers ARBO (nas pausas letivas); 6) evento anual de celebração e partilha; 7) formação especializada em educação pela arte e diálogo intercultural para toda a comunidade educativa; 8) Fóruns de partilha e reflexão com abertura ao público em geral e a toda a cidade.

A IIES ARBO conta com uma componente robusta de monitorização e avaliação de impacto, orientada por princípios de avaliação participativa, investigação-ação e sistematização colaborativa de aprendizagens; uma comissão de acompanhamento que representa um espaço de diálogo, reflexão e concertação, reunindo entidades parceiras e atores-chave do território para acompanhar, monitorizar e apoiar o desenvolvimento do programa ARBO, garantindo a sua relevância e impacto social; e ainda, uma parceria fundamental com a Escola Superior de Educação, para o acompanhamento e validação, com  conhecimento e rigor, do impacto social e educativo da implementação.

ARBO é enraizamento e arborescência em igual medida. Decorre do amadurecimento de uma longa linha de projetos promovidos pelo Visões Úteis, fundados na responsabilidade social para com o desenvolvimento do território: mais recentemente, ZHA! e, de forma mais direta e consequente, Escola Mundo - o piloto de 6 meses, viabilizado para incubação no âmbito da 2.ª Edição do Laboratório de Inovação Social do CIS Porto, implementado pelo Visões Úteis na freguesia de Campanhã.

 

equipa:

direção da atividade: Inês de Carvalho / gestão de impacto: André Sousa / educação social: Francisca Weiner / educação pela arte: Ágata Ricca, Carolina Sendim, Inês de Carvalho, José “El Pájaro” Ausina, José Pedro Lima, Sofia Borges / apoio educativo e de produção: Pedro Monteiro / formação e mentoria: Helder Luíz Santos

financiadores: Portugal Inovação Social / Portugal 2030 

apoios: BPI/Fundação “la Caixa” / Junta de Freguesia de Bonfim / Junta de Freguesia de Campanhã

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