Equipa

Sónia Barbosa

Equipa artística e técnica

(Porto, 1972)

Apesar de, no seu percurso académico inicial, as ciências económicas terem sido o horizonte expectável, foi salva pelo teatro ainda antes de se ter licenciado nesta área artística. Frequentou o bacharelato em Teatro, ramo Ator, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), trabalhando já como atriz profissional, tendo-o concluído em 1997. Posteriormente (2003) concluiu a licenciatura em Teatro, na Escola Superior Artística do Porto (ESAP). Atualmente a terminar o Programa Doutoral em Criação Artística, na Universidade de Aveiro (UA), estando a desenvolver o projeto de investigação artística “O Artista que habita o Não-Artista”, onde coloca a criação teatral na base da exploração da tomada de consciência do ato criativo e a sua materialização num objeto artístico e performativo.

Durante o seu período profissional exclusivamente como atriz, trabalhou com diferentes encenadores e foi uma das fundadoras do grupo Teatro Só. Desde 2024 integra e dirige o coletivo amador Companhia teatral de Ramalde.

Descobriu a relação do Teatro com a Educação e apaixonou-se por este binómio. Deste 2001, tem vindo a desenvolver a sua atividade profissional e artística sempre nesta relação dual, seja como docente, no ensino superior politécnico, concretamente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, em escolas básicas e secundárias, ou como responsável de projetos artísticos com grupos diversos de não artistas. Na base das suas práticas sempre o teatro como elemento essencial ao desenvolvimento integral do Eu e a tomada de consciência do ato criativo.

Atualmente é docente convidada na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico do Porto, onde integra o departamento de Música e Drama, sendo esta uma oportunidade perfeita para continuar o trabalho de exploração e investigação do Teatro/Drama na educação e na formação inicial de professores e educadores sociais.

Integra o CIPEM-INETmd, como investigadora convidada não doutorada, onde aprofunda o estudo nestes domínios, em particular nas transformações que a consciência do ato criativo opera no individuo, na consciência de si e na relação que estabelece com o(s) Outro(s).

Em 2025 chega ao Visões Úteis, tornando-se a formadora responsável pelas aulas de teatro para adultos.