"Romance da Última Cruzada" - a caminho da estreia!
"Romance da Última Cruzada" - a caminho da estreia!
A algumas semanas da sua estreia, a nossanova criação “Romance da Última Cruzada” continua a sua marcha, por entre as histórias, registos e documentos que ao longo dos tempos vão fixando e transmitindo as experiências de guerra.
Nesta “cruzada” não se busca a verdade histórica ou qualquer tipo de redenção para a (aparentemente) inevitável atração humana pelo conflito. Antes se viaja pelosmodos como a experiência da guerra vai sendo contada e representada, revelando contradições e desvendando camadas de interpretação escondidas nas histórias e nas biografias.
Do “Romance” de Vivian Gilbert – ator que combateu na Primeira Guerra Mundial e mais tarde se dedicou a representar a sua própria experiência –, a que o espetáculo vai beber o nome, ao Manual de Recrutamento do Estado Islâmico, dos Romances de Cavalaria às “personagens reais” do jogo “Call of Duty”, aqui se encontram (e constroem em tempo real) os retratos de muitos momentos e vidas. Verosímeis? Talvez. Apaixonantes? Certamente!
“Romance da Última Cruzada” é umacoprodução com o Teatro Académico de Gil Vicente e o Teatro Municipal de Vila Real. O espetáculo é dirigido porAna Vitorino e Carlos Costa, que se juntam no elenco à artista plásticaInês de Carvalho.
COIMBRA - Teatro Académico de Gil Vicente Data: 16 de novembro
GAIA - Armazém 22Data: 17 a 20 de novembro
SETÚBAL - Casa da Cultura Data: 9de dezembro