Visões Úteis

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Novidades Visões Úteis
Visões Úteis

Visões Úteis

URL do Website: E-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

"Para Vós"

 

No âmbito da programação do Cultura em Expansão em Campanhã, esta sexta-feira e sábado, dias 11 e 12, às 21h, sobe ao palco do Auditório da Associação Nun´Álvares de Campanhã, a criação “Para vós – Um solo coral sobre o lugar onde vivem as memórias” – espetáculo de Cláduia Andrade com a participação de um conjunto de moradoras da freguesia, numa história criada ara resgatar memórias, a partir de um manancial de perguntas:

“De que forma é que a nossa relação com o passado molda o que somos no presente? E como molda os mais velhos, aqueles que se lembram dos tempos que o tempo insiste em enterrar e das histórias que já mais ninguém conta? E essas histórias, correspondem ao que realmente aconteceu, ou apenas àquilo que é cómodo lembrar?” 

A entrada é gratuita, mediante levantamento de bilhete (máximo de 2 por pessoa), a partir de duas horas antes do começo, no local da apresentação.

Sábado, 05 Junho 2021 16:31

Cultura em Expansão - "Taina Fest"

Cultura em Expansão - Taina Fest

 

No âmbito da programação do Cultura em Expansão em Campanhã, este domingo, dia 6, a Lovers & Lollypops traz ao Centro Cultural de Atletismo de Bonjóia o seu Taina Fest,

O evento, que já correu diferentes cidades do país e que alia o prazer gastronómico a um cardápio musical, inclui os DJ sets de Ghetthoven e A Pacheco e os concertos de Jibóia (Óscar Silva) e Paisiel (João Pais Filipe e Julius Gabriel).

A festa começa às 16h!

A entrada é gratuita, mediante levantamento de bilhete (máximo de 2 por pessoa), a partir de duas horas antes do começo, no local da apresentação.

Aldear Mesa

 

Este sábado, dia 5, enquanto decorre no Porto o primeiro encontro de “Demo Cimeira”, acontece também em Vila Cova (Penafiel) o primeiro momento público do “Aldear”, projeto promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e em que participamos.

Este primeiro encontro terá três vertentes: um percurso artístico concebido por Ana Bento, uma criação comunitária dirigida pelos Discos de Platão e um centro cívico que o Visões Úteis dinamiza.

Com o território e a comunidade local no centro das intervenções, a equipa do Visões Úteis, com direção de João Martins e a que se juntou o fotógrafo Adriano Miranda e a jornalista Carla Carvalho, procurou identificar as oportunidades de encontro e os temas e dispositivos capazes de colocar em campo os pontos de vista locais. No ambiente paradoxal desta promoção do encontro e da partilha no actual contexto de restrições sanitárias, convidamos todos para o Parque de Lazer António Ribeiro, onde um percurso expositivo recorda caminhadas do passado e estimula as do futuro e os petiscos locais e o vinho verde local dinamizam a conversa à volta de histórias, memórias, projetos e vontades.

O próximo encontro cívico que dinamizaremos terá lugar no Freixo (Marco de Canavezes) no início de julho.

Quinta, 03 Junho 2021 13:23

"Demo Cimeira" - Estreia!

Demo Cimeira - Calendário

 

Estreia esta semana a nossa criação "Demo Cimeira", que vai promover o encontro entre habitantes da freguesia de Campanhã e os seus representantes políticos, em torno de diversos jogos de tabuleiro!

A primeira jornada acontece já este dia 5 de junho (sábado) às 15h no Bairro de Contumil; defrontam-se a Associação Norte Vida e os deputados da Assembleia Municipal Carla Leitão, Gustavo Pimenta e Rui Sá. Os jogos na mesa serão o "Team3" e o "Paga e Cala".

Cultura em Expansão - Podcast

 

Estreia hoje o Podcast Cultura em Expansão, que terá uma frequência quinzenal e seguirá a programação de 2021 através de conversas com criadores, públicos e moradores dos 4 pólos em que ela tem lugar.
No primeiro episódio - com transmissão hoje às 20h na Rádio Metropolitana do Porto - a nossa Inês de Carvalho fala da programação que levamos a cabo em Campanhã, na companhia de Gustavo Costa (Sonoscopia Associacão - Bouça), Miguel Ramos (Confederação - Miragaia) e Rodrigo Malvar (Teatro Do Frio - Pasteleira).
Juntos nesta conversa, conduzida pela jornalista Vanessa Ribeiro Rodrigues , refletem sobre os desafios de programar o Cultura em Expansão 2021.
O podcast ficará também disponível no site: www.culturaemexpansao.pt

Uncanny Valley

 

A nossa segunda criação original de 2022 - "A Guerra dos Mundos" - será marcada pelo reencontro com a dramaturga e argumentista Gemma Rodríguez, que se junta a Ana Vitorino e Carlos Costa na autoria do texto.

Inspirado pelo conceito de "Vale da Estranheza" e pelo impacto provocado no seu tempo pela obra "A Guerra dos Mundos", o espectáculo, uma coprodução com o Teatro Nacional S. João, irá conduzir-nos por uma confluência entre ficção científica, deriva entre médias, jornalismo, extinção de espécies, migrações, economia global e militarização da política. 

Em 2006, Ana Vitorino e Carlos Costa encenaram um texto de Gemma Rodríguez, reincidindo em 2009; primeiro “Estem quedant fatal” [Mal Vistos] e depois “L’ham” [O Anzol].

O processo de trabalho conjunto de "A Guerra dos Mundos" começa já este ano, com uma residência criativa em julho próximo.

"Para atravessar contigo..."

 

A primeira apresentação da nossa programação em Campanhã no âmbito do Cultura em Expansão acontece já este dia 29 de maio à 19h30 no Auditório da Associação Nun’Álvares!

“Para atravessar contigo o deserto do mundo”
junta Pedro Lamares e Lúcia Moniz, num espetáculo que parte da amizade e das cartas trocadas entre Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena.

A entrada é gratuita, sendo obrigatório o levantamento de bilhete gratuito (máximo 2 por pessoa) na Associação Nun'Álvares de Campanhã, a partir das 17h30.

Projeto Aldear

 

Este mês arrancaram as atividades no território do “Aldear”, um projeto cultural em rede promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e com direção artística de Luís Ferreira. O projeto envolve populações de 11 aldeias de todos os municípios daquela região, visando o desenvolvimento de competências sociais e humanas a partir do trabalho artístico, e perspetivando a realização de um dia de encontro comunitário, aberto ao público, que dê visibilidade ao trabalho dos intervenientes e dinamize o envolvimento amplo da comunidade.

O Visões Úteis participa no Aldear assumindo a responsabilidade de dinamizar os encontros cívicos em Vila Cova (Penafiel) e no Freixo (Marco de Canaveses). Para este processo de capacitação e dinamização das comunidades locais, dirigido por João Martins, contamos com a colaboração da jornalista Carla Carvalho, do fotógrafo Adriano Miranda e do ilustrador João Tiago Fernandes, para podermos refletir e praticar diferentes modos de representar as histórias e os lugares.

Os encontros comunitários daqui resultantes terão lugar em junho e julho próximos!

CeE - Lançamento Programação 2021

 

Arranca já este mês o Cultura em Expansão 2021, ano em que somos novamente parceiros para a freguesia de Campanhã – juntando agora à mediação artística com as comunidades, que já assumíamos, a responsabilidade pela programação!

O lançamento da programação deste ano está marcado para o próximo dia 19 (4ªfeira), às 19h30, no Auditório da Associação Nun’Álvares em Campanhã, e assinala-se com um concerto de JP Simões & Amigos – a entrada é gratuita, sendo obrigatório o levantamento de bilhete (máximo 2 por pessoa) na Associação, a partir das 17h30.

Os primeiros espetáculos ao vivo desta edição do Cultura em Expansão terão lugar já no final do mês – siga todas as novidades no novo site do programa!

Propedeutico2021

 

Depois das nossas Aulas de Teatro terem já retomado o formato presencial, este mês junta-se à nossa atividade regular de formação uma nova edição do Curso de Apoio à preparação das provas de acesso ao Ensino Profissional e Politécnico na área de Teatro.

Dirigido por Ana Azevedo, o curso é gratuito e dirigido a alunos do 9º e 12º anos de escolas de Campanhã que pretendam prestar provas para tentar aceder a um curso de teatro na área da Interpretação. Terá lugar nas instalações do Visões Úteis, na Rua Justino Teixeira, em estrito cumprimento de todas as regras de higiene e segurança para o controlo da pandemia. 

Os interessados devem contactar-nos através do endereço: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Pág. 1 de 28

Facebook


O Visões Úteis é uma estrutura financiada

Ministério da CulturaDireção Geral das Artes

O Visões Úteis é membro

Plateia - Associação dos Profissionais das Artes Cénicas IETM - International Network for Contemporary Performing Arts Anna Lindh Foundation

Visões Úteis é associado

Associação dos Amigos do Teatro da Liberdade da Palestina - The Freedom Theatre e ZERO - Associação Sistema Terreste Sustentável