Visões Úteis

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Novidades Visões Úteis
Visões Úteis

Visões Úteis

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Artistas Associados 2019/2020

 


Programa de Artistas Associados Visões Úteis, que iniciámos em 2009, visa a partilha dos nossos recursos com artistas performativos sediados no Grande Porto e em início de atividade profissional. Ao longo dos últimos 10 anos, acolhemos 5 jovens coletivos artísticos através de um apoio bienal a cada um deles, procurando contribuir para a sua autonomia e desenvolvimento profissional.

Recentemente este programa sofreu uma primeira reformulação, ao ser criada uma nova linha de apoio a artistas de gerações mais velhas, os Artistas Associados Seniores – com Mário Moutinho a estrear este apoio em 2018/2019. Agora, a abertura de novas candidaturas a Artistas Associados Juniores para o biénio 2019/2020 também traz novidades!

Porque desejamos que este programa responda a novos modos de criar, colaborar e produzir que se têm afirmado nas artes performativas nos últimos anos, abrimos esta partilha de recursos a novas possibilidades, como a de apoiar mais do que um artista ou estrutura em diferentes áreas - (espaço de ensaios, apoio à produção, etc) consoante as suas necessidades específicas – ou em diferentes alturas do biénio. Esperamos que sejam os próprios candidatos a propor qual a melhor forma de os ajudar, de modo a potenciar ao máximo o impacto do programa.

Assim, até ao dia 15 de novembro aceitamos propostas de associação para os anos de 2019 e 2020.

Os interessados deverão contactar-nos por e-mail ( Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ) enviando-nos informação sobre o projeto ou entidade que pretende integrar o programa, mas também indicando-nos quais as suas necessidades específicas e qual seria a melhor forma de os apoiar.

Quinta, 04 Outubro 2018 14:04

Candidaturas para 2019/2020

Estão abertas as candidaturas a Artistas Associados Juniores para o biénio 2019/2020, agora com algumas novidades!

O Programa continua a destinar-se artistas performativos, portugueses ou estrangeiros, em nome individual ou coletivo (formal ou informalmente organizados) que estejam a iniciar atividade profissional sediada na área do Grande Porto.

Continua também a visar a partilha dos recursos do Visões Úteis, como:

  • cedência de espaço de ensaios
  • coordenação de produção, coordenação técnica e coordenação de comunicação
  • orientação da pesquisa de financiamento e da elaboração das respetivas candidaturas
  • abertura de linha de tesouraria para a produção
  • empréstimo de material técnico (luz, som e video)
  • (e se possível) envolvimento privilegiado, como formador, nas actividades do nosso Serviço Educativo

Mas porque desejamos que este programa responda a novos modos de criar, colaborar e produzir que se têm afirmado nas artes performativas nos últimos anos, abrimos esta partilha de recursos a novas possibilidades, como a de apoiar mais do que um artista ou estrutura em diferentes áreas - (espaço de ensaios, apoio à produção, etc) consoante as suas necessidades específicas – ou em diferentes alturas do biénio. Esperamos que sejam os próprios candidatos a propor qual a melhor forma de os ajudar, de modo a potenciar ao máximo o impacto do programa.

Assim, até ao dia 15 de novembro aceitamos propostas de associação para os anos de 2019 e 2020. Os interessados deverão contactar-nos por e-mail ( Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ) enviando-nos informação sobre o projeto ou entidade que pretende integrar o programa, mas também indicando-nos quais as suas necessidades específicas e qual seria a melhor forma de os apoiar.

Quinta, 04 Outubro 2018 18:45

"Politics of Survival" este mês no Porto

Politics of Survival

 

 

Decorrem este mês os encontros “Politics of Survival – Espírito, Matéria e Modos”, projeto que desenvolvemos em coprodução com a Câmara Municipal do Porto, no âmbito dos Coletivos PLÁKA.

A iniciativa, com tutoria de Carlos Costa, Jorge Palinhos e Gabriela Vaz-Pinheiro, pretende “ativar e transmitir conhecimento, procurando nessa transmissão formas de emular os trajetos e fluxos das próprias ruas, baldios, praças e vistas”, numa reflexão sobre a articulação ente o que fazemos e o(s) espaço(s) que habitamos.

“Politics of Survival” divide-se em três subtemas, ou capítulos: Spirit of Survival, Matter of Survival e Modes of Survival. São 6 sessões que propõem oficinas, conversas e derivas com filósofos, artistas, arquitetos, geógrafos, urbanistas, ativistas: Aliki Kylika & Kyveli Anastasiadi, Álvaro Domingues, Camille Louis, João Luis Fernandes, Jorge Leandro Rosa, Lia Carreira, Margarida Mendes, Mariana Pestana, Marjetca Potrč, Marta Alvim, Matilde Seabra e Rui Matoso.

Os encontros têm lugar nos dias 5, 10, 13, 17, 24 e 31 de outubro; as oficinas e derivas destinam-se apenas a participantes inscritos, mas as conversas de “Modes of Survival” estarão abertas a todo o público interessado:

- ART AND CULTURE: 10 de outubro às 18:30 com Rui Matoso e Mariana Pestana
- THE BUILT ENVIRONMENT: 17 de outubro às 18:30 com João Luis Fernandes e Marjetca Potrč
- THE LAND: 24 de outubro às 18:30 com Jorge Leandro Rosa e Marta Alvim
- THE BODY: 31 de outubro às 18:30 com Lia Carreira e Camille Louis

Os encontros acontecem no Palácio dos Correios, Av. dos Aliados, 7º, no Porto (entrada pela Rua Guilherme Costa Carvalho).

"Politics of Survival"

 

 

Estão abertas as inscrições para os encontros “Politics of Survival – Espírito, Matéria e Modos”, projeto que desenvolvemos em coprodução com a Câmara Municipal do Porto, no âmbito dos Coletivos PLÁKA.

“Politics of Survival” tem tutoria de Carlos Costa, Jorge Palinhos e Gabriela Vaz-Pinheiro, e pretende “ativar e transmitir conhecimento, procurando nessa transmissão formas de emular os trajetos e fluxos das próprias ruas, baldios, praças e vistas”, numa reflexão sobre a articulação ente o que fazemos e o(s) espaço(s) que habitamos.

“Politics of Survival” divide-se em três subtemas, ou capítulos: Spirit of Survival, Matter of Survival e Modes of Survival. Serão 6 sessões que propõem oficinas, conversas e derivas com filósofos, artistas, arquitetos, geógrafos, urbanistas, ativistas: Aliki Kylika & Kyveli Anastasiadi, Álvaro Domingues, Camille Louis, João Luis Fernandes, Jorge Leandro Rosa, Lia Carreira, Margarida Mendes, Mariana Pestana, Marjetca Potrč, Marta Alvim, Matilde Seabra e Rui Matoso.

Os encontros têm lugar nos dias 5, 10, 13, 17, 24 e 31 de outubro no Palácio dos Correios, 7º no Porto (entrada pela Rua Guilherme Costa Carvalho).

Informação detalhada sobre os horários e conteúdos de cada sessão

O preço da inscrição é de 50€ por pessoa.

Os interessados deverão enviar um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar com as seguintes informações (até 3000 caracteres com espaços): Nome; Idade; Profissão ou ocupação; Número de telefone; Carta de Motivação e CV Abreviado.

As inscrições decorrem até ao próximo dia 30 de setembro e estão limitadas a 20 participantes. A seleção dos participantes é feita pelos tutores e os candidatos serão notificados da decisão no dia 2 de outubro.

"Exige o Futuro" em Bruxelas

 

O nosso projeto europeu “Reclaim the Future”, chega este mês à sua conclusão com um evento final em Bruxelas, criado coletivamente pelos cinco parceiros de Portugal, Suécia, França, Escócia e Letónia.

Este evento tem lugar esta semana , integrando a programação do Festival Signal #7 promovido pelo CIFAS - Centre international de Formation en Arts du Spectacle, uma iniciativa que este ano é dedicada ao tema “A alegria do desacordo”.

São três dias de workshops, debates e intervenções urbanas, onde se inclui a parada final “Reclaim the Future” na tarde de 22 de setembro (sábado) – um percurso urbano inspirado pelas ideias e performances dos eventos nacionais que os parceiros desenvolveram nos seus países, e integrando artistas e membros das comunidades envolvidos nesses eventos.

A participação do Visões Úteis leva a Bruxelas um grupo de representantes de todos os que connosco construíram a Parada Desatada do evento português “Exige o Futuro”, que criámos em 2017. Este grupo inclui habitantes e membros de entidades e associações de Campanhã, bem como formandos do nosso Serviço Educativo.

"Validade"


Ao longo do mês de setembro ultimamos os preparativos de dois projetos que arrancarão já em outubro, e que questionam de modos muito particulares a nossa relação com o mundo:

“Politics of Survival” — uma iniciativa com tutoria de Carlos Costa, Jorge Palinhos (investigador residente do Visões Úteis) e Gabriela Vaz-Pinheiro, e inserida na programação da plataforma PLÁKA da Câmara Municipal do Porto. Ao longo de todo o mês de outubro, o projeto propõe oficinas, conversas e derivas em torno da articulação entre práticas artísticas e a nossa ideia e vivência de casa, de cidade, de planeta. Os encontros contam com a participação de um alargado grupo de artistas e investigadores - Aliki Kylika e Kyveli Anastassiadi, Rui Matoso, Camille Louis, Matilde Seabra, Fernanda Eugénio, Mariana Pestana, Jorge Leandro Rosa, João Luís Fernandes, Lia Carreira, Marta Alvim, entre outros. Informações e Inscrições aqui. 

“Validade” — um projeto a três anos desenvolvido em coprodução com a Oficina de Guimarães, destinado a alunos do 3º ciclo de escolaridade e que aborda a questão da sustentabilidade (nas suas diversas vertentes) através das práticas criativas. Em outubro iniciaremos a primeira de três formações (uma por ano), que terá como tema “Ecos Pessoais: A Sustentabilidade e o EU” e será dirigida por Ana Azevedo e Inês de Carvalho.

Aulas de Teatro 2018/2019

 

Estão abertas as inscrições para mais um ano de Aulas de Teatro do nosso Serviço Educativo, orientadas por Ana Azevedo.

Nas aulas de teatro são explorados vários métodos e técnicas teatrais, tendo sempre em conta a valorização do trabalho em grupo e o crescimento interpessoal de cada aluno. Em todos os níveis exploramos técnicas de improvisação e comunicação, e trabalhamos a postura, a expressão corporal, a voz e a dicção, em paralelo à exploração do “texto”, sua leitura e criação.

A planificação das aulas e os conteúdos apresentados funcionarão como uma base para o trabalho, mas serão flexíveis e adaptados, momento a momento, às necessidades de cada grupo e às diversas faixas etárias.

Para além dos exercícios propostos nas aulas, fará parte do processo de formação o contacto com vídeos, filmes e livros de/e sobre teatro, algumas propostas de espetáculos a que os formandos poderão assistir e a articulação e acompanhamento das criações que o Visões Úteis terá em curso.

As aulas incluem ainda uma apresentação pública durante o último trimestre do ano letivo.


Aceitamos formandos para três grupos de diferentes escalões etários:

Turma dos 13 aos 17 anos
Datas: 6 de outubro 2018 a 29 de junho 2019
Horário: sábado das 12h às 13h30

Turma dos 18 aos 22 anos
Datas: 6 de outubro 2018 a 29 de junho 2019
Horário: sábado das 10h às 11h30

Turma dos 23 aos 60 anos
Datas: 12 de outubro 2018 a 5 julho 2019
Horário: 6ª feira das 19h às 20h30

Duração: 1h30 / semana
Local: Visões Úteis – Fábrica Social (Rua da Fábrica Social s/n, 4000-201 Porto)
Propina do Curso: 10,00€ / inscrição (seguro incluído) + 25,00€ / mês
Desconto: 3% no pagamento imediato do total da anuidade / 5% na inscrição de irmãos


Cada turma poderá ter um máximo de 10 participantes. Os participantes receberão um Certificado de Participação.

Para mais informações / inscrições contacte-nos através de
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

 

No passado mês de julho disponibilizámos na Galeria virtual do nosso site o documento “Notas da Oficina”, registo da primeira edição das “Oficinas Criativas” para crianças e jovens com Autismo de Alto Funcionamento e Síndrome de Asperger, dirigidas por Ana Azevedo e Inês de Carvalho e em colaboração com a Associação Vencer Autismo (Porto, 2015/2016).

“Notas da Oficina” encontra-se agora também disponível para download gratuito em versão inglesa – “Workshop Notes” - numa tradução de Ana Salgado.

Quarta, 01 Agosto 2018 11:45

"trans/missão" na Escócia

Trans/missão Hébridas


Durante a nossa estadia nas Ilhas Hébridas da Escócia faremos duas apresentações da nossa
“trans/missão” na sua versão inglesa, que estreámos no passado mês de abril no Porto, no âmbito do Plenário de Primavera do IETM. 

O primeiro espetáculo acontece no dia 2 de agosto (5ª) às 19h30 no Leverburgh Village Hall (Harris); o segundo terá lugar no dia 4 (sábado), no Centro Comunitário da Ilha de Scalpay às 14h.

Duas apresentações muito especiais para um público que, na sequência dos referendos sobre a independência e sobre o Brexit, se tem debatido com questões muito próximas das que levantamos nesta criação: Como passar das palavras aos atos? Como transformar diagnósticos de insatisfação em mudanças concretas? Como decidir e agir coletivamente?

Terça, 31 Julho 2018 17:38

Reclaim the Future - Evento na Escócia

RTF Escócia


No início de agosto tem lugar o último evento nacional do projeto europeu
“Reclaim the Future” , organizado pelo parceiro Rural Nations nas remotas ilhas escocesas das Hébridas Exteriores.

É na parte sul (Harris) da maior das Hébridas (Lewis and Harris) que acontece este evento, já nos próximos dias 2, 3 e 4 de agosto. O “Harris Arts Festival and Carnival” inclui espetáculos de teatro e música, projeção de filmes, mostras de artesanato e exposição de criações locais, e, claro, uma Parada nos muito especiais espaços públicos destas comunidades, com a presença de uma equipa de performers Bufões, entre artistas escoceses e internacionais.

Ainda antes do início deste “Carnaval”, no dia 1 de agosto (centro comunitário de Talla na Mara) terá lugar a conferência pública “Community Arts International Perspectives”, com a intervenção da nossa Inês de Carvalho e também de Mats Hyvönen (Universidade de Uppsala, equipa de investigação de Reclaim the Future), Brigitte Mounier (diretora da Compagnie des Mers du Nord, parceiro francês) e membros da Rural Nations e da Associação Fèisean nan Gàidheal.

Pág. 1 de 25

Facebook


O Visões Úteis é uma estrutura financiada

Ministério da CulturaDireção Geral das Artes

O Visões Úteis é membro

Plateia - Associação dos Profissionais das Artes Cénicas IETM - International Network for Contemporary Performing Arts Anna Lindh Foundation

Visões Úteis é associado

Associação dos Amigos do Teatro da Liberdade da Palestina - The Freedom Theatre ZERO - Associação Sistema Terreste Sustentável