Visões Úteis

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home News Visões Úteis
Visões Úteis

Visões Úteis

E-mail: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

Aulas de Teatro 2019 Exercício Final Adultos

 

No nosso Serviço Educativo é apresentado já esta semana o exercício final da Turma de Adultos (23 – 60 anos) das Aulas de Teatro.

A proposta deste ano intitula-se “Última Cena”: um escritor vive um momento de crise criativa e, para solucioná-la, decide reunir as personagens mais famosas das suas obras numa cena de teatro arriscada e surpreendente.

Um trabalho concebido e escrito pelos próprios alunos, sob a orientação da formadora Ana Azevedo, e que pode ser visto no Auditório da Fundação Escultor José Rodrigues / Fábrica Social (Rua da Fábrica Social, s/n) no dia 25 de maio às 19h e no dia 26 de maio às 16h.

A entrada é livre!

Cascas de Memória


Esta semana, a nossa Artista Associada Solveig Phyllis Rocher leva o seu projeto "Cascas de Memória" ao espaço MIRA Artes Performativas (Rua Padre António Vieira, 68, Campanhã).


"Cascas de Memória" é uma coleção de peças de dança, na qual Solveig se torna "num arquivo e numa arquivista dançante. Quão diferente se torna uma memória mantida em carne? As memórias contidas em gestos repetidos, outra e outra vez, persistem através do tempo? Não é possível regressar ao que foi? A performance realmente não salva nada?"

A apresentação acontece no próximo dia 16 às 21h30 e integra a programação das Quintas Nómadas”, dedicadas essencialmente às artes performativas.

Saturday, 11 May 2019 12:55

"Scroll" em ensaios e testes

Scroll - Logo

 

Em maio dedicamo-nos aos ensaios e preparativos finais da nossa próxima criação original: “Scroll” cruza artes performativas e novas tecnologias, e questiona o próprio conceito e os limites do teatro (e o que significa ser espectador) num tempo marcado pela constante pluralidade de narrativas, pela constante dispersão da atenção e pelos enigmáticos desígnios dos algoritmos.

Esta “peça para smartphones” tem uma narrativa ficcional, atores de carne e osso e as ruas do Porto como cenário, mas é usufruída no ecrã de telemóvel, através de uma aplicação desenvolvida originalmente para o projeto e que poderá ser descarregada gratuitamente.

Através da aplicação, o espectador poderá seguir ao longo de 15 dias as personagens desta criação — trabalhadores/parceiros de uma gigantesca multinacional ligada à distribuição de bens e serviços e que radicalizou algumas das práticas já existentes nos nossos dias. Insistindo numa política de total transparência dos seus colaboradores, a empresa partilha através da sua app não só a transmissão vídeo das entregas diárias, como um conjunto de conteúdos da esfera privada dos trabalhadores/parceiros (redes sociais, skypes com a família, conteúdos acedidos na internet, etc).

“Scroll” terá início a 3 de junho; a aplicação será disponibilizada até ao final de maio — pode subscrever aqui uma newsletter do projeto para obter informação atualizada e o link para descarregar a aplicação.

Joana Bagulho em Campanhã

 

Este maio, o Cultura em Expansão leva ao Auditório da Junta de Freguesia de Campanhã o espetáculo “ACÇÃO – Carlos Paredes em Cravo”, que junta a música da cravista e pianista Joana Bagulho, a partir das suas transcrições para cravo de obras de Carlos Paredes, à leitura de poesia de Nuno Moura.

O espetáculo acontece no próximo sábado, dia 11 de maio, às 21h30 - a entrada é livre!

Monday, 29 April 2019 19:46

IETM - Encontro Satélite em Milão

IETM Milão 2019

 

Esta semana rumamos a Milão para o encontro Satélite do IETM - International network for contemporary performing arts, de 2 a 5 de maio, dedicado ao tema da linguagem nas artes performativas e da sua relação com a acessibilidade e a inclusão.

O encontro - que é coorganizado pela Fattoria Vittadini e acontece paralelamente ao Festival del Silenzio - inclui debates, workshops e espetáculos, e promoverá a reflexão sobre o papel da linguagem na definição do poder e da representatividade nas artes performativas.

 

A nossa mais recente publicação que reúne os textos originais das criações "Teoria 5S" e "Velocidade de Escape" numa edição da Companhia das Ilhas - será oficialmente lançada já esta 2ª feira, dia 29 de abril, às 18h30, no Centro de Documentação do TNSJ / Mosteiro de São Bento da Vitória.

Um lançamento um pouco diferente do habitual, ou não tivéssemos nós aprendido com estes espetáculos algumas lições sobre como "passar algum tempo agradável juntos"...

Com a presença dos autores e dos intérpretes dos dois espetáculos, e apresentação a cargo de Jorge Louraço Figueira, autor do posfácio.

Monday, 22 April 2019 12:00

"trans/missão" em Paredes

"trans/missão" em Paredes



"O que é vais fazer? Vais tocar bombo para manifestações?"

 

Segunda apresentação em mês de revolução - a nossa "trans/missão" viaja esta semana até Paredes para se apresentar na Casa da Cultua no próximo dia 26 de abril (6ª feira) às 21h30.

Este espetáculo integra as comemorações do 25 de abril promovidas pela Câmara Municipal de Paredes!

"trans/missão" - Selho São Jorge

Em mês de comemorações da Revolução dos Cravos, a nossa criação “trans/missão” volta à estrada para mais duas apresentações na sua já ampla circulação nacional.

Já no próximo dia 19 de abril (sexta) o espetáculo visita Selho S. Jorge, no distrito de Guimarães, apresentando-se no Centro Paroquial da freguesia às 21h30.

Trata-se de uma apresentação integrada no projeto de descentralização cultural "ExcentriCidade” desenvolvido pela Câmara Municipal de Guimarães desde 2015, no âmbito do qual levámos já “trans/missão” a Ronfe em abril de 2018.

Thursday, 11 April 2019 12:20

SCROLL

Scroll_1




De 3 a 17 de junho 2019

“Scroll” é um inovador projeto que cruza artes performativas e novas tecnologias, e que questiona o próprio conceito e os limites do teatro (e o que significa ser espectador) num tempo marcado pela constante pluralidade de narrativas, pela constante dispersão da atenção e pelos enigmáticos desígnios dos algoritmos. Esta “peça para smartphones tem uma narrativa ficcional, atores de carne e osso e as ruas do Porto como cenário, mas é usufruída no ecrã de telemóvel do espectador, através de uma aplicação desenvolvida originalmente para o projeto.

A aplicação poderá ser descarregada gratuitamente a partir do final de maio na App Store e na Google Play Store.

Pode também subscrever uma newsletter do projeto para receber por mail o link para descarregar a aplicação assim que ela estiver disponível.

 

O que acontece?

Num futuro não muito longínquo, uma empresa de distribuição de bens e serviços – com um modelo de negócio semelhante ao que hoje associamos a empresas como a Uber ou a Glovo – radicalizou algumas das práticas já existentes nos nossos dias. Os serviços já não se limitam ao transporte de pessoas, comidas e bens comerciais, podendo em breve estender-se à satisfação de qualquer necessidade do cliente. A precariedade dos trabalhadores é total: considerados “parceiros” da empresa, têm de submeter-se a uma distribuição dos serviços comandada por um algoritmo cujo funcionamento não entendem, e demonstrar total disponibilidade se quiserem manter ou aumentar as suas remunerações. O que parece a uns ser uma oportunidade para trabalhar com toda a liberdade, apresenta-se a outros como uma armadilha, uma exploração, uma ferramenta de isolamento que vira os trabalhadores uns contra os outros.


É neste quotidiano que encontramos as personagens de “Scroll”: trabalhadores/parceiros desta gigantesca multinacional, a trabalhar há pouco tempo no Porto, com atitudes muito diferentes em relação à atividade que desenvolvem. Até ao dia em que um cliente muito especial solicita um serviço inesperado… um bizarro pedido que ameaça a própria estrutura da empresa e empurra os trabalhadores para uma ação radical.

 

Como se processa?

O espectador descarrega gratuitamente a aplicação “Scroll”. Regista-se como utilizador da aplicação e é-lhe atribuída uma personagem: um trabalhador/parceiro da empresa de distribuição, cuja vida e trabalho poderá seguir ao longo de 15 dias, entre 3 e 17 de junho de 2019.

Através da aplicação, o espectador terá acesso ao stream vídeo das entregas desse trabalhador e à sua avaliação por parte dos clientes e da empresa, podendo até participar nessa avaliação, votando e comentando a prestação diária da “sua” personagem.

Mas, e porque a empresa insiste numa política de total transparência dos seus colaboradores, o espectador terá também acesso a um conjunto de conteúdos da esfera privada do trabalhador/parceiro, desde as atualizações das suas redes sociais, às conversas em Skype com a família, passando pelas notícias que lê ou as músicas que ouve. Todos os conteúdos são disponibilizados em “tempo real”, podendo o espectador ser notificado de todas as atualizações, mas ficam também guardados cronologicamente na aplicação, podendo ser acedidos mais tarde… basta fazer scroll!

 

SCROLL
Direção
: Carlos Costa Dramaturgia: Ana Vitorino, Carlos Costa, João Martins Colaboração na Dramaturgia: Ana da Cunha, Beatriz Brígida Melo, Belmiro Ribeiro, Bernardo Gavina, Carina Ferrão, Cecília Ferreira, Filipe Gouveia, Flora Miranda, Frederica Nunes de Pinho, Laura Avelar Ferreira, Luísa Ferreira, Maria Pinto, Tiago Correia, Vanda R. Rodrigues (alunos da Pós-Graduação em Dramaturgia da ESMAE) com Jorge Louraço Desenvolvimento da Aplicação: André Lamelas (programação), Ricardo Melo (design) Vídeo: Alexandra Allen, Sara Allen Canções Originais e Interpretação: Tiago Correia e André Júlio Teixeira Letras: Tiago Correia Arranjos, Gravação, Mistura e Masterização: André Júlio Teixeira

Interpretação: Catarina Gomes, Gilberto Oliveira e Ana Azevedo, Ana Vargas, Ana Vitorino, Ângela Marques, Bernardo Gavina, Carlos Costa, Cátia Vilaça, Edna Luís, Joana Moraes, Jorge Paupério, Laura Zavagno, Leonor Quinta, Mafalda Banquart, Manuel Rito, Nuno Loureiro, Pedro Carreira, Simão Luís, Tiago Correia, Vera Silva

Coordenação de Produção: Teresa Camarinha Produção Executiva: Pedro Monteiro Assessoria de Imprensa: Joana de Belém Apoios: ESMAE/IPP - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto, Universidade de Coimbra, Agente a Norte Apoios à divulgação: Jornal de Notícias, Direção Regional de Cultura do Norte

Cultura em Expansão 2019_ Tiago Cadete

 

 

O segundo espetáculo de abril do Programa Cultura em Expansão 2019 em Campanhã acontece já o próximo dia 13 (sábado).

Trata-se da performance “Entrevistas” de Tiago Cadete, na qual o artista junta elementos autobiográficos – do seu percurso enquanto artista que vive entre o nosso país e o Brasil - e histórias de migrantes de diferentes gerações, através de um arquivo sonoro com entrevistas realizadas a um grupo de portugueses residentes no Brasil.

O espetáculo terá lugar às 21:30 no Auditório da Junta de Freguesia de Campanhã e a entrada é livre!

  • «
  •  Start 
  •  Prev 
  •  1 
  •  2 
  •  3 
  •  4 
  •  5 
  •  6 
  •  7 
  •  8 
  •  9 
  •  10 
  •  Next 
  •  End 
  • »
Page 1 of 28

Facebook


Visões Úteis is funded by

Secretário de Estado da CulturaDirectorate-General for the Arts (DGARTES)

Visões Úteis is a member of

Plateia - Associação dos Profissionais das Artes CénicasIETM - International Network for Contemporary Performing ArtsAnna Lindh Foundation

Visões Úteis é associado

Associação dos Amigos do Teatro da Liberdade da Palestina - The Freedom Theatre e ZERO - Associação Sistema Terreste Sustentável